Teatro

 

Home

Manifestações e autores teatrais

Teatro na Idade Média

Teatro na Renascença

Teatro e o Romantismo

Teatro e o Realismo

Teatro e o Simbolismo

Principais correntes do Século XX

O Teatro Brasileiro de Comédia

O Teatro de Revista

A origem do teatro no Brasil

O Teatro regional

William Shakespeare

Entrevista com
Valmir Jesus dos Santos





.



Romantismo

Com a ascensão da burguesia no final do século XVIII, opera-se uma mudança no gosto público, a que o teatro deve conformar-se. O prefácio de Cromwell, de Victor Hugo, enumera os novos princípios teatrais: renovação temática assuntos contemporâneos ou da história europeia. E não mais mitológicos da história antiga; abandono das unidades de tempo e lugar; desprezo das regras de bom gosto que impediam a exibição de cenas chocantes; emprego de uma linguagem colorida, que assimile inflexões populares e regionais. As peças românticas caracterizam-se por forte gosto fantástico e do exótico, pelo predomínio da emoção sobre a razão, e por um nacionalismo entranhado.

Victor Hugo, Alfred de Musset e Alfred de Vigny, na França, Percy Shelley, na Inglaterra, Francisco Zorilla, na Espanha, e Wolfgang von Goethe, Friedreich Schiller e Heinrick kleist, na Alemanha, são os principais dramaturgos da época.


5;google_ad_format = "468x15_0ads_al_s";//2007-09-22: receitas, culinária, gastronomiagoogle_ad_channel = "7102315584+29192