Teatro

 

Home

Manifestações e autores teatrais

Teatro na Idade Média

Teatro na Renascença

Teatro e o Romantismo

Teatro e o Realismo

Teatro e o Simbolismo

Principais correntes do Século XX

O Teatro Brasileiro de Comédia

O Teatro de Revista

A origem do teatro no Brasil

O Teatro regional

William Shakespeare

Entrevista com
Valmir Jesus dos Santos





.



William Shakespeare

Os fatos a respeito da vida de William Shakespeare misturam-se a hipóteses e especulações. De concreto, por meio de documentos sabe-se que nasceu em Stratford-Upon-Avon, Warwickshire em 23 de abril de 1564 e casou-se em 1582 com Ann Hathaway.

O autor de Romeu e Julieta O início de sua carreira não tem muitas referências. Acredita-se que ele iniciou o trabalho escrevendo para teatro, pelo menos durante três anos. Mas em 1592 já era conhecido em Londres como ator e escritor, e não demorou muito para fazer sucesso como dramaturgo. Da vasta obra poética e dramática que deixou, costuma-se considerar as tragédias como o ponto alto da genialidade do escritor. Suas obras expandiu-se de maneira surpreendente, transformando-o em um dos mais importantes escritores da literatura inglesa e mundial de todos os tempos.

Talvez pela grande dedicação do autor em fazer sempre o melhor obteve fortuna e sucesso e tornou-se importante membro da companhia de teatro de Lord Chamberlain.

No século XVIII seu talento foi completamente reconhecido . No século XIX, com o romantismo, o talento do autor tomou proporções maiores e ele obteve a glória universal e foi o maior dramaturgo da literatura moderna.

Shakespeare morreu em 1616, considerado o maior gênio do teatro, cujas obras e temas dramáticos são representados e copiados até hoje.

Alguns pesquisadores afirmam que o rico pensamento dos textos de Shakespeare sobre leis, literatura, política, geografia... não condiz com sua origem humilde. Dessa forma, os originais shakesperianos seriam atribuídos a nobres ingleses. Homens que não queriam divulgar sua verdadeira identidade. Mais uma vez suposições.

Algumas peças do autor:

 

  • Henry IV ( 589-1592) - Fala sobre a história da Inglaterra.

  • The Taming of the Shrew ( 1593-1594) - A Megera Domada, comédia de costumes.

  • Romeo and Juliet ( 1594-1595) - Tragédia

  • Midsummer Night's Dream (1595-1596) - Sonho de uma Noite de Verão

  • Twelfth Night ( 1601-1602) Noite de Reis. Última das grandes comédias do autor

  • Hamlet (1600-1601) - Tragédia que conta a história de um príncipe que passa por muitas dúvidas e desesperos. Uma das peças mais estudadas e representadas de Shakespeare

  • Macbeth (1605-1606) - Relacionada a situação histórica da Inglaterra no século XVI. Neste texto, o regicídio, considerado pior dos crimes, é tratado de forma extremamente poética.

     

"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar um alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a compreender que beijos não são contratos e presentes, não são promessas. E começa a aceitar sua derrotas com a cabeça erguida e olhos adiantes, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança..."